Aleitamento materno

Aleitamento Materno

Atualmente é sabido a importância da amamentação para o bebê e para a mãe, como principalmente uma forma de ligação entre os dois logo após o parto. O cuidado com os seios e com o bebê se iniciam com a chegada da criança, sendo necessário que a mãe busque algumas informações antes do parto, para que consiga ter uma amamentação tranquila.

Dicas

A amamentação deve ser feita na primeira hora de vida do seu bebê, desta forma a criança já reconhece o cheiro da mãe e recebe seu calor e aconchego, apesar de muitos bebês serem separados da mãe no primeiro momento, há possibilidade de pedir para a equipe médica para que seu filho fique junto com você no quarto. Fique tranquila para amamentar pois o bebê sente o nervosismo da mãe, massageie levemente os seio estimulando o jato de leite, e o bebê começará a sugar logo na primeira mamada.

Nos primeiros dias a produção de leite é farta, talvez seja necessário extrair um pouco do leite para que não sinta dores nos seios, ao oferecer este leite ao seu filho, evite os bicos artificiais, optando por uma colher. Os bicos criam vícios nas crianças por serem mais fácil de manipular do que o seio, e o bebê precisa começar a vida exercitando a sucção.

Nos primeiros dias o bebê ingere somente o colostro, este colostro é que auxilia na imunidade do bebê e é mais rico nas primeiras horas após o parto. Os dias que se seguem terão o leite propriamente dito para oferecer ao bebê, a partir de então ele começa a ganhar mais peso.

Para aumentar a produção de leite, basta um bom descanso, por isso sempre se ouve dizer que quando o bebê dormir, deve-se dormir junto. Além do descanso, a ingestão de líquidos e a quantidade de mamadas aumenta a produção do leite, quanto mais se suga o leite, mais ele produz, portanto, sempre que o bebê quiser mamar, ofereça o peito. O estresse é ruim para a produção de leite, portanto fuja ao máximo de aborrecimentos para que a produção do seu leite não seja prejudicado.

É importante que durante a amamentação ingerir também uma boa quantidade de água para ajudar na produção do leite, cerca de 3 a 4 litros. Esta quantidade engloba a água presente nas frutas, sopas e sucos, mas só ela não é suficiente para produzir todo o leite de que o bebê precisa, sendo necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chás, por dia. Veja na próxima página os alimentos indicados e os contra indicados! 😉

Adicione seu comentario