Refluxo em bebê

Muitas mães de primeira viagem entram em desespero quando seu bebê tem refluxo, porém isso é normal ou pode haver algum problema? É necessário falar com o médico? Quais as causas do refluxo? Essas perguntas sempre estão na cabeça das mães quando o refluxo acontece e para tentar acalmá-las procuramos médicos pediatras a fim de responder a estas questões.

Refluxo em bebê, informações importantes. | Pikuruxo

Refluxo em bebê, informações importantes. | Pikuruxo

1 – O refluxo em bebê é normal?

Depende muito da forma como acontece, pois o bebê regurgitar um pouco de leite após a amamentação ou, até mesmo, vomitar um pouquinho é normal, desde que nenhum outro sintoma ou causa aparente sejam notados. Os pediatras dizem que isso pode ocorrer até o bebê completar o seu primeiro ano de vida, porém se o refluxo for em grande quantidade e esteja até afetando o ganho de peso pode ser que seja um caso mais grave.

2 – É necessário falar com o médico?

Todo o bebê deve ser levado ao médico para uma consulta periódica, de preferência, uma vez ao mês. Nesta consulta a mamãe deve sim estar falando ao médico tudo o que acontece com o bebê, inclusive, sobre o refluxo.

Mas, alguns casos devem ser considerados e comunicados ao médico mesmo antes da consulta do mês. Estes casos são:

  • O bebê está com problemas para ganhar peso;
  • Vomitando com muita frequência;
  • Logo após mamar começar a tossir muito;
  • Chora sempre depois da amamentação;
  • Fica irritado depois de mamar.

Além disso, alguns médicos podem dar as mães algumas recomendações importantes como, por exemplo, que ela deve eliminar da sua própria dieta o leite de vaca, pois o refluxo pode estar relacionado a intolerância por parte do bebê de acertas proteínas presentes neste tipo de leite.

3 – Qual é a principal causa do refluxo?

A principal causa do refluxo pode estar relacionada a uma pequena válvula entre o esôfago e o estômago, chamado esfíncter. Isso porque ela pode estar enfraquecida ou, até mesmo, ainda não funcionar direito o que acarreta o retorno do alimento, no caso o leite, do estômago em direção à boca.

Mas, as mamães não precisam se preocupar tanto porque, segundo os pediatras, cerca de 50% dos bebês tem problema de refluxo. Contudo, somente uma pequena parte acaba por apresentar algum problema mais sério. Além disso, aos 10 meses somente 5% dos bebês ainda continuam sofrendo com o refluxo.

Adicione seu comentario