O papel do papai

Pais são tão importantes na vida do recém nascido quanto as mães

Quando se fala em gestação, bebês recém nascidos e tudo que envolve este universo a mãe sempre ganha destaque e o pai ainda é visto como figura secundária. Aos poucos com ajuda da medicina e de psicólogos e pedagogos isso vem mudando. A nova formação familiar do mundo atual também ajudou para que o pai pasce a ocupar ao seu papel de protagonista ao lado da mãe. Não existe figura fraternal mais ou menos importante, para crescer em harmonia, o bebê precisa do apoio e carinho de ambos os lados.

O papel do papai | Seu bebê com a gente

O papel do papai | Seu bebê com a gente

 

Papel do papai na gestação

 

A influência do pai começa ainda no pré-natal, é importante que ele acompanhe a sua mulher ao médico e que esteja ao seu lado em todo os momentos que precisar. Já está comprovado que o bebê é influenciado por todas as emoções que acontecem do lado de fora da barriga, então uma mãe tranquila ajuda a aquietar o bebê. O pai pode conversar e fazer contato com o bebê enquanto ele ainda está na barriga, assim desde cedo ele sente a segurança que a figura paterna transmite. A ausência do pai pode trazer consequências psicológicas para a criança. No caso em que o pai é ausente por algum motivo é importante tratar o tema com a criança desde cedo. O pai que fica ao lado da grávida durante a gestação mantêm seu bom relacionamento de marido e mulher.

 

Papel do papai com o bebê

 

Assim que o bebê chega em casa muito pais ficam inseguros com o seu papel ao mesmo tempo que muitas mães querem toda a atenção com o bebê em partes por achar que o pai não tem capacidade para cuidar dele. Nos modelos de família atual o papel do pai deixou de ser a pessoa que coloca a ordem na casa e trás proventos financeiros. O pai deve trocar as fraldas, colocar o bebê para dormir e principalmente brincar e interagir com ele. A aprendizagem apenas acontece com a prática.

Quando pai deixa de passar todas as tarefas para mãe, ou naquele único momento que ele tem com o filho deixa de colocar ele na frente da TV para passar um tempo junto, ele cria laços afetivos que são mantidos para o resto da vida. É nos primeiros meses e anos de vida que a figura materna e paterna são mais importantes, é ali que os verdadeiros vínculos são criados e ficam para sempre.

Adicione seu comentario