Mitos e verdades sobre a gestação

Mitos e verdades sobre a gestação

Mitos permeiam cabeça de gestantes e devem ser deixados de lado

 A gestação é comumente composta por nove meses, período em que a mulher se prepara para vida de mãe. Durante este período é normal que se passe por mudanças físicas e hormonais. O corpo muda, seios aumentam e a silhueta arredonda. Com o passar dos meses as emoções sentimentos da gestante ficam mais a flor da pele devido a parte hormonal. E é no meio de tanta mudança e sensibilidade que surgem muitas dúvidas e mitos e verdades não param de aparecer, veja o que é verdade e o que não é.

Mitos e verdades sobre a gestação | Pikuruxo

Mitos e verdades 

– Barriga pontuda é menina, barriga redonda é menino: Mito. Não existe nenhuma comprovação cientifica para isso, o sexo do bebê não exerce nenhuma influencia na anatomia da barriga. A barriga da mãe cresce conforme genética e anatomia do corpo.

– Azia é sinal de que o bebê é cabeludo: Mito. A azia não tem a ver com o cabelo do bebê. O que pode causar a azia são os hormônios da gravidez que podem irritar o estomago. Nos últimos meses a azia pode ser causada pelo fato do bebê comprimir mais o estômago.

– Se o primeiro parto foi cesária os demais devem ser também: Mito. Depois de ter um parto por cesária é possível ter um parto natural sem complicações. Mas existe uma resalva, mulheres que passaram por duas ou mais cesárias possuem mais de uma cicatriz no útero então o parto natural já não é recomendável. O risco de ruptura é grande.

– Sexo durante a gravidez faz mal para o bebê: Mito. A relação sexual pode e deve ser mantida pelo casal, para o bem do relacionamento também. Apenas deve ser evitado nos casos de sangramento ou contrações. A gestante deve encontrar a melhor posição para ela.

– Durante a gravidez é proibido fazer químicas no cabelo: Mito. As tinturas podem ser feitas após o primeiro trimestre da gravidez. As mulheres devem dar preferência para produtos com sem chumbos ou tonalizantes. Alisamentos e escovas sem formol também podem ser feitas após o primeiro trimestre.

– Mudança da lua influencia no parto: Verdade. Durante a lua nova e a lua cheia a força gravitacional fica mais puxada, e isso pode influenciar nas contrações do parto que ficam mais fortes.

– Grávidas devem comer por dois: Mito. A grávida sente mais fome devido ao aumento do hormônio progesterona, mas não deve comer mais por isso. É preciso ficar atenta com o controle de peso e manter uma dieta saudável.

Adicione seu comentario