Mães de primeira viagem

Algumas dicas ajudam a acalmar as mães de primeira viagem

É muito comum que as mães de primeira viagem tenham muitas dúvidas, a maternidade não é algo que se viva todo dia e atualmente muitas vezes. Muitos mitos podem atrapalhar a relação da mãe com o primeiro filho e o que era para ser prazeroso acaba se tornando um mar de paranóias. Atualmente não é preciso ter medo, o acesso a informação é fácil com a ajuda da internet. Muitas mães que enfrentaram temores da primeira gestação fazem blogs e sites contanto suas experiências para as marinhas de primeira viagem. Além disso, existem muitos livros que podem auxiliar neste momento e ajudar a tornar e vida de mãe mais prazerosa. Algumas dicas podem desmistificar os principais mitos e deixar as mães um pouco mais aliviadas.

Mães de primeira viagem | Seu bebê com a gente

Mães de primeira viagem | Seu bebê com a gente

Conselhos para mães de primeira viagem

A primeira coisa que as mães de primeira viagem devem entender é que o bebê chorar é a coisa mais normal e natural, fique preocupada se ele não chorar. Em média o recém nascido chora três horas por dia, e para saber o motivo do choro a única estratégia é a eliminação. Verifique se a fralda está suja, se estiver troque. Tente dar de mamar, e quando isso não for suficiente troque a posição no berço ou a roupa do bebê que podem estar incomodando. Cólicas e uma simples inquietação também são motivos e neste caso é preciso apenas esperar passar.

É comum que no primeiro mês o bebê apresente algumas marcas vermelhas ou que a pele mude um pouco. O Avermelhado com o tempo desaparece. O ressecamento da pele do recém nascido também é comum e com o tempo e ajuda de cremes para bebês passa. Para saber se o bebê está amamentando o suficiente basta perceber se ele está ganhando peso. Para saber qual a melhor forma de amamentar é preciso conversar com o pediatra. Muitas mães fazem o revezamento, dando apenas um peito em uma mamada e o outro na próxima alimentação. Não existe leite materno fraco, o que pode acontecer é uma baixa produção do leite.

Um erro comum das mães de primeira viagem é com as roupas e agasalhar demais o bebê. O bom senso deve ser usado, acreditar que o bebê sente muito mais frio que um adulto é um erro. Ele deve ser bem agasalhado no inverno e usar roupas leves no verão. Agasalhar demais o bebê em qualquer situação pode ser prejudicial. O intestino dos bebês demora a se adaptar, por isso é normal que eles não funcionem como um relógio. A maioria dos bebês defecam enquanto são amamentados, e nos primeiros meses é normal que aconteça alguma constipação. Muitas mães tem dúvidas em relação a respiração do bebê, ele podem mudar de ritmo ofegante para ritmo devagar ao longo do dia. Isso é normal, os recém nascidos estão aprendendo tudo nos primeiros meses, inclusive a respirar.

Adicione seu comentario