Dieta do bebê

Dieta do bebê – Primeira Papinha

Consulte o pediatra antes de oferecer a primeira papinha ao bebê, principalmente em relação a idade correta, que é preferencialmente após os seis meses de vida. A introdução deve ser feita com paciência e carinho, pois a criança estranha aquele sabor e consistência, rejeitando a comida e cuspindo tudo, mas não deve tomar esta reação como fator de personalidade, o bebê não conhece, e só passa a se habituar quando é convencido.

Sugestão: Receita de papinhas para bebês

Dieta do bebê – Oferecendo os Novos Alimentos

Apesar da introdução da papinha, o aleitamento ainda pode permanecer, principalmente o noturno, quando se coloca a criança para dormir. As receitas de papinhas podem ser sugeridas pelo pediatra, que irá incluir alguns tipos de alimentos, combinando legumes e verduras, elas devem ser batidas no liquidificador e se necessário coadas para poder servir.

Não há a necessidade de tempero na papinha, uma pequena pitada de sal é o suficiente, e prepare os alimentos somente cozidos na água com pouco sal. Se preferir introduzir os alimentos com casca para que as propriedades nutritivas sejam aproveitadas, esteja certa de que estarão bem limpos e lavados os alimentos antes de cozinhar. Alho ou cebola podem ser introduzidos posteriormente na dieta do bebê, quando ele estiver familiarizada com os novos sabores.

Para as mamães que entendem que criança que chora mantém a boca aberta para comida, tenha em mente que a criança pode engasgar com a comida enquanto soluça por conta do choro, dê água, acalme e leve o tempo que for necessário. A quantidade de papinha deve ser pequena, ou seja, uma quantidade de um pires pequeno. Somente para experimentação, a água serve para que a criança tire o gosto da boca, mas não é um hábito que deve ser mantido.

Deixe que a criança possa tocar a comida com as mãos, apesar da sujeira, é mais fácil a criança aceitar a comida quando suja as mãos e leva a boca. O interesse por comer sozinha pode se desenvolver mais rápido e a tarefa de dar comida na boca cessa, permitindo que possa interagir de outra forma na mesa com a criança, mostrando como segurar o talher e promover uma conversação durante a refeição.

Leia mais…

Adicione seu comentario