Desenvolvimento intelectual do 10° ao 12° mês
O desenvolvimento intelectual é a capacidade de pensar criativamente e abstratamente, estar atento, para resolver problemas, para exercer juízo e adquirir uma boa oferta de educação de vida.
Nessa idade:
*A linguagem
*Ele inclui alguns pedidos, perguntas e frases simples, como “Dá-me o livro! “” Encontre a sua bola! “E” Onde está o seu sapato? “.
*Ele aprende a associar ações a palavras, como dizer “não”, balançando a cabeça da esquerda para a direita e fazer o ‘adeus’ em acenando, e aprende algumas exclamações como “oh oh! “.
*Ele começa a prever quando uma surpresa ocorre em uma canção.
*Ele espera a sua vez durante o jogo para fazer sons com ele.
*Habilidades de raciocínio
*Ele busca um objeto oculto quando conhecido, por exemplo, levantar taças invertidas, olhar para a abertura de uma caixa ou sacos.
*Ele tenta obter o mesmo resultado de uma forma diferente e muda suas ações com tentativas .
*Ele combina gestos e sons para certas coisas.
*Ele está consciente de suas próprias ações e algumas de suas implicações, e compara o gesto, tornando-a cada lado de seu corpo.
Aos poucos, ele começa a:
*A linguagem
*Responder às solicitações verbais simples.
*Usando umas expressivas palavras do vocabulário de fevereiro a agosto, como “não”, “amor”, “xau xau” e “Olá”.
*Usa uma palavra para expressar qualquer pensamento.
*Habilidades de raciocínio
*Adora olhar para as fotos dos livros.
Sabendo que pequenos itens podem se encaixar em maiores.
Procura objetos escondidos, independentemente se nós viu esconder ou não.
Chega a alinhar formas, por exemplo, inserir um objecto cilíndrico no orifício correspondente de um recipiente.
Repetir uma ação que provoca uma reação, como o descarte de cubos empilhados.