Cuidado na hora de escolher um pediatra!

A escolha de um pediatra

Escolher o profissional certo para cuidar do bebê pode influenciar no futuro dele. A escolha do pediatra é muito importante e pode ser feita antes do nascimento do bebê. Principalmente para as mães de primeira viagem é importante saber que pode contar com o médico em qualquer momento e que ele atenda as suas expectativas. Observar pontos como se o profissional é atualizado; se o seguimento médico dele é o mesmo que você confia; se a aparência do consultório e do pediatra agrada; se os horários dele são flexíveis e se ele é bem acessível são primordiais na escolha deste profissional que passará a cuidar do seu bebê. Veja dicas para escolher este profissional.

Cuidado na hora de escolher um pediatra! | Pikuruxo

Como escolher um bom pediatra?

  • Indicação: A melhores indicações de pediatras costuma vir de familiares e amigos que já conhecem o trabalho do médico. Assim fica mais fácil saber como ele atua. O obstetra também pode dar boas indicações uma vez que ele já conhece o estilo do pais.
  • Defina antes do nascimento: Não é regra nem obrigação, mas conhecer o pediatra antes do bebê nascer é importante e pode passar mais segurança para a mãe que já se sente bem amparada. Vale a pena fazer visitas sem compromisso e conversar com eles.
  • Empatia: A mãe deve gostar do pediatra logo de cara, do contrário mude. O médico deve entender a sintonia da mãe, se ele apenas fizer perguntas clinicas como histórico de doença familiar e quadro clinico do bebê procure outro. O pediatra deve perguntar como foi a gravidez, o parto, como é o ambiente de vivencia do bebê, perguntar da amamentação e não ficar apenas atento aos exames.
  • Consulta: A primeira consulta com o pediatra é mais demorada do que outros, e isso é um ótimo sinal. Um bom médico informa a mãe sobre o estágio de desenvolvimento do bebê, o que pode vir acontecer e o que está acontecendo, e não se atem apenas a parte clinica.
  • Tempo do pediatra: Dê preferência a pediatras que você pode encontrar em qualquer hora em qualquer lugar. E caso ele não possa te atender ele deve deixar alguém de confiança. Um médico que é rápido no retorno demonstra atenção com seus pacientes, além de ser importante nos casos de emergência. O pediatra deve sempre dar retornos rápidos aos pais.
  • Paciente: Todo pai e mãe devem sair do consultório sem dúvidas, por isso devem sempre perguntar tudo que desejar. Profissionais impacientes ou que se ofendem com a sua pergunta não são bons para os pais.
  • Segurança: Muitos pais têm dúvidas quando o pediatra é novo demais ou velho demais, por isso a indicação de amigos ainda é o melhor caminho. Se o filho está saudável é sinal de que o pediatra certo foi encontrado. Caso ainda se sinta inseguro troque de médico, trocar de profissional não é prejudicial para a criança. Procure sempre o melhor.

Adicione seu comentario