Grávida pode tomar a vacina da gripe?

Gestante pode tomar a vacina da gripe? 

As vacinas realizadas contra a gripe aplicadas no Brasil são preparadas com um vírus da doença inativo, e não existem comprovações científicas de que ela possa ser prejudicial para os bebês. Por isso, como qualquer tipo de medicação na gravidez alguns especialistas consideram que é melhor não tomar este tipo de vacina a menos que possa existir um tipo de indicação médica específica.

Como orientações determinadas da Organização Mundial da Saúde temos uma alternativa de que as mulheres sejam sim vacinadas contra a gripe durante temporadas onde a doença acontece de forma mais frequente. Anualmente as vacinas são oferecidas e a vacina de um ano não faz efeito no ano seguinte.

Como foram as distribuições realizadas pelo Governo Federal das vacinas?

Durante o ano de 2013 o Ministério da Saúde ofereceu a vacina da gripe de forma totalmente gratuita para todas as mulheres grávidas, o que entra na mesma vacina contra a gripe H1N1 por exemplo. Vale a pena se procurar por um posto de saúde para contar com maiores informações, ou ainda procure consultar um Portal da Saúde do Ministério da Saúde para ter outras informações.

Uma peculiaridade é que as mulheres que deram á luz em menos de 45 dias, independente de estar amamentando ou não e também as crianças de seis meses a dois anos poderão tomar vacinas gratuitamente em postos de saúde quando começam as campanhas anuais.

As mulheres grávidas infelizmente acabam ficando mais suscetíveis para infecções como por exemplo as gripes e resfriados, tudo devido a mecanismos do organismo que acabam baixando rapidamente as defesas imunológicas do organismo para que não exista a rejeição do feto. Por este motivo existem bons riscos de uma maior complicação o que é comparável a todos os riscos que ocorrem com idosos por exemplo.

No inverno uma dica interessante é dar uma boa fortalecida no sistema imunológica comendo várias frutas frescas, verduras e também legumes. Este é um tipo de alimento que conta com anti-oxidantes, como a vitamina C que ajudam ainda a combater as infecções.

Adicione seu comentario