Você fala em Português com seus filhos?

De forma direta ou indireta, nós nos comunicamos diariamente com pessoas de outros países, com outras línguas maternas, outras culturas. Seja em casa, no trabalho, na escola, no trem, no ônibus, no subway, na rua, no parque, na igreja ou simplesmente navegando pela internet. A nossa cidade, o nosso país, o mundo ao nosso redor está cada dia mais povoado com esta linda mistura de culturas e idiomas. Esta mistura, que sempre foi e sempre será a identidade dos Estados Unidos, tem por muito tempo gerado uma população bilíngue.

filhos biligues

Nas décadas passadas, normal mesmo era ser e crescer monolíngue; falar apenas a língua do país onde você nasceu e/ou reside, pois ser bilingue era associado com ser imigrante, ser inferior ou diferente dos outros americanos. Outros, cujos pais, avós ou pelo menos bisavós, também eram imigrantes. Irônico, não é mesmo?

Todos nós sabemos que aqui nos Estados Unidos ou em outro país fora do Brasil existia (no passado) uma cultura “totalmente sem cultura!” de se achar que criar filhos bilíngues era algo socialmente “incorreto” digamos. Falar a língua de origem do pai ou mãe, além do inglês, era motivo para discriminação. Felizmente, isto é coisa do passado!

Hoje vivemos em um país e um mundo bilíngue. Nós somos expostos à diferentes línguas e culturas diariamente na vida real ou virtual. informação, amizades, trabalhos, grandes ideias, negócios, etc… residem no mesmo endereço: www para “world wide web”. Este grande avanço da tecnologia não só modificou o mundo virtual, mas modificou também sociedades, pessoas, pensamentos. Hoje mais e mais pessoas estão cientes dos grandes  benefícios em criar filhos bilíngues, quando esta é uma opção.

Hoje o normal é ser bilíngue! Ser monolíngue é cada vez algo menos comum e desfavorável, principalmente para a geração futura – nossos filhos.

Se você é um pai ou uma mãe brasileira, residindo fora do Brasil, eu lhe pergunto: Você fala em português com seus filhos? Porque sim ou porque não?

Autora: Ana Cristina Gluck

Importante Nota da Autora:
Este artigo e este blog têm como objetivo promover e incentivar o ensino bilíngue; gerar um bate-papo aberto e informativo sobre os benefícios em criar filhos bilíngues. Por favor respeite a opinião de todos. Comentários ofensivos serão retirados desta página.

Adicione seu comentario