Enxoval para bebê

Um enxoval para bebê é basicamente a coleção de roupas que um recém-nascido precisa, embora muitas pessoas usem o termo para se referir a todos as coisinhas básicas que a criança venha necessitar. Contudo, vamos falar a partir de agora apenas com relação ao significado correto do termo “enxoval para bebê”, ou seja, quanto às roupinhas.

Os bebês crescem rapidamente e, por conta disso, opte por comprar roupas com tamanhos um pouco maiores e não com muita antecedência, pois é somente depois do nascimento do bebê que a mamãe terá uma noção melhor do tamanho e estilo que melhor se adaptaram a criança.

Enxovais para bebê  | Pikuruxo

Na hora de escolher as roupas do enxoval para o bebê deve se escolher por materiais macios e confortáveis, fixadores (botão ou presilhas) que fechem com facilidade e costuras bem acabadas. Se possível evito fechos, botões e etiquetas, pois os mesmos podem arranhar, além de serem fáceis de arrancar pela criança. Evite, também, zíperes porque tem a tendência a comprimir a criança dentro da roupa.

Quanto à quantidade de roupas no enxoval você irá precisar dependerá, principalmente, de quantas vezes irá trocar a roupa do bebê e leva-la para lavar. Confira, a seguir, uma relação de algumas peças que são fundamentais, assim como uma quantidade apropriada:

  • Bodys de mangas longas: são camisetas abotoadas entre as pernas do bebê. Um número interessante de ter são 6 peças destas no guarda-roupas.
  • Bodys de mangas curtas: iguais as citadas anteriormente, assim como 6 peças é um bom número para se ter no armário.
  • Culotes: são calças de malha que podem vir com pés ou sem. As que possuem pés se perdem logo, pois o bebê cresce rápido e as sem pés podem ser usadas com meias. Umas 6 peças dessas bastam.
  • Meias: casos os culotes comprados sejam sem pés é importante comprar, ao menos, 3 pares de meias.
  • Macacões: vão por cima do body e em dias mais frios vão por cima, inclusive, do culote. Seis peças é um número razoável para ter no armário.
  • Casacos de lã: dependendo da região e da época em que o bebê nascer sempre é bom ter entre 2 e 3 casacos de lã.

Além disso, o enxoval para o bebê precisar ter fraldas de tecido (para limpar babas e regurgitações), toalhas e toalhas-fralda. Claro que o listado acima é apenas o básico podendo, cada mãe, escolher mais produtos para inserir na lista.

Adicione seu comentario