Ensinar o filho a dormir sozinho

Como colocar o bebê para dormir sozinho?

Um dos maiores desafios para os pais é fazer com que a criança comece a dormir sozinha, pois geralmente ela está acostumada a dormir sempre com a presença de seus pais. Para ocorrer uma maior independência dos pais nesse momento, aprenda algumas técnicas a seguir.

A hora de dormir do bebê deve ser um momento sagrado e ser levado a sério, para que a hora do sono seja cada vez mais tranquila ao passar do tempo. Caso contrário, esses momentos a criança tente a começar a ficar cada vez mais nervosa e agitada.

Os pais devem criar um ritual para que a criança se acostume com a hora de dormir, como dar um bom banho morno, nanar, contar uma historinha ou colocar uma boa música relaxante. Hábitos, como esses, fazem com que a criança se acostume com a hora de dormir.

Um erro que muitos pais cometem na hora em que a criança vai dormir é voltar toda hora no berço quando a criança vai chorar. Com isso a criança não cria uma independência na hora em que os pais estão dormindo, por exemplo.

Os pais devem voltar para ver o bebê quando o choro dele não passar depois de cinco minutos, pois se o choro for muito longo, pode ser sinal de outro tipo de problema, como cólica ou fralda molhada.

Como colocar o bebê para dormir sozinho? | Pikuruxo

Outra estratégia que pode ser usada para a criança dormir sozinha é fazer com que a distância entre a mamãe e a criança aumente gradativamente, ou seja, coloque a criança para dormir no berço um pouco antes de dormir. Com o passar dos dias, diminua o tempo em que você permanece ao lado do berço, depois saia aos poucos do quarto. Repita isso dia após dia,  até que a criança se torne  cada vez mais independente na hora do sono.

Vale ressaltar que esse processo pode variar de criança para criança, pois cabe a cada mamãe verificar qual o ritmo do filho. É importante respeitar as particularidades de cada bebê, tornando muito mais fácil colocar em prática de maneira positiva esse procedimento. A criança tende a se torna cada vez mais independente na hora do sono e assim os pais podem descansar mais e melhor.

 

Adicione seu comentario