A conquista de Engatinhar

Uma das fases mais maravilhosas de uma criança,mas que infelizmente muitas crianças não estão vivenciando esta fase boa, uns por já começarem a andar mais rapidamente e outras porque simplesmente não possuem o apoio dos pais e parentes.

Muitos pais, tios e avós possuem o receio de deixarem os seus pimpolhos a começarem a engatinhar, pois tem medo que as crianças se machuquem, fiquem doentes devido ao frio do chão, ou por achar que o chão está sujo, mesmo que se passe pano com desinfetante todos os dias, enfim diversos mitos fazem com que se dificulte esta fase tão boa de uma criança.

Caso os pais tenham receio de deixar os seus filhos engatinharem, diversas providências podem ser tomadas para facilitar este processo:

  • Caso tenha medo do chão, procure colocar tapetes com motivos infantis, pois possuem no mercado tapetes que podem ser montados, como por exemplo, tapetes com o alfabeto, o que pode divertir e muito o bebê.
  • Outra providência que pode ser tomada é colocar uma troca de roupa comprida, em que a criança possa engatinhar bastante para todos os lados.
  • Procure fazer com que a casa seja um ambiente seguro, ou seja, quanto menos objetos tiver ao alcance da criança, com mais segurança a criança pode se desenvolver, engatinhando e andando por aí.
A conquista de engatinhar | Pikuruxo

A conquista de engatinhar | Pikuruxo

A grande vantagem de a criança poder engatinhar é que ela desenvolve diversas habilidades, como desenvolver a capacidade de se movimentar mais rápido e fazer com que o sentido de direção da criança, além de aguçar a curiosidade da criança em pegar vários objetos.

Para que se estimule o ato de engatinhar da criança, procure colocar diversos objetos que não sejam perigosos para a criança, de diversos tamanhos e texturas, pois assim o bebê pode se acostumar com muitas informações ao mesmo tempo, ou seja, sempre será um aprendizado para o bebê.

Vale ressaltar que nem todas as crianças irão engatinhar, portanto é de suma importância que os pais percebam como o filho se desenvolve e se caso tiver um atraso considerável nos marcos de desenvolvimento, procure um pediatra para tirar as dúvidas.

Adicione seu comentario